Quem dirigia por Valparaíso não sabia o sentido das vias, se deveria parar, esperar, seguir, o que deixava os motoristas confusos e provocava muitos acidentes. Mas após o César do Trânsito colocar sinalização em toda a cidade de Valparaíso, os acidentes caíram 80% no Jardim Oriente e Setor de Chácaras de Valparaíso.
A sinalização tão importante para a segurança das vias é uma regra do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e é dividida em três categorias: vertical, horizontal e dispositivos de segurança. Antes do Antônio César de Oliveira assumir a superintendência da Agência Municipal de Transporte, Valparaíso praticamente tinha quase nada dessas sinalizações.
Agora, em toda cidade é possível ver as placas verticais de regulamentação que indicam as regras que os motoristas devem seguir como proibido estacionar e velocidade máxima permitida. Também as de advertência que são aquelas que alertam sobre situações de risco curvas perigosas, quebra-molas. Ainda de indicação de área escolar e outros lugares. Os motoristas também visualizam informações em placas verticais como respeite a sinalização, não jogue lixo na via pública.
Além dessas placas suspensas, os motoristas que dirigem por Valparaíso também contam agora com sinalização horizontal em cada canto da cidade, aquelas pintadas diretamente na superfície da via. São faixas de pedestre, tráfego e divisões entre pistas. Também existem os dispositivos de segurança como semáforos de trânsito nos pontos de principal movimento da cidade, o que antes de César era uma raridade.
Ele explicou que depois da colocação de todas essas sinalizações, os acidentes caíram drasticamente. “Olha no Jardim Oriente, perto do Viana Bravos, e aqueles bairros do setor de chácaras não tinham uma placa e nada. Então, eram acidentes todos os dias. Agora houve uma redução de 80% nesses episódios”, comemorou.