Quem precisa de ônibus no entorno sabe que o transporte é caro, precário e demorado, pela quantidade insuficiente de veículos que na maior parte estão sucateados. Cansados de ver tanto descaso com o povo trabalhador, secretários e representantes de Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Águas Lindas e Cidade Ocidental e Valparaíso, se reuniram com secretários do governador de Goiás, de Ronaldo Caiado para sugerir e cobrar soluções.
O superintendente da Agência Municipal de Trânsito de Valparaíso, César do Trânsito, representou a cidade nesse encontro que ocorreu na segunda-feira (13) com a secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal (Sedfgo), Caroline Fleury, e o superintendente da subsecretaria de Políticas para Cidades e Transportes da Secretaria Geral de Governo, Fernando de Melo. Eles e os demais secretários traçaram estratégias para melhorar o transporte público.
Nessa produtiva reunião ficou definido que todos os presentes vão se mobilizar para exigir uma gestão eficaz e compartilhada do transporte público do entorno do DF entre Goiás, Distrito Federal e Governo Federal. Hoje, a responsabilidade é da ANTT- Agência Nacional de Transportes Terrestres. Por causa, dessa gestão, por exemplo, um estudante que mora em uma dessas cidades do entorno, mas estuda no Distrito Federal não tem direito ao passe estudantil.
No encontro, César que conhece bem o trânsito no entorno explicou os motivos que tem para querer uma gestão compartilhada. “Nós regredimos no nosso transporte no período de Marcone Perillo. Fiquei superfeliz de ver isso aqui hoje. Precisamos lutar por uma gestão compartilhada. Nós somos quem recebemos o telefonema do usuário e que entendemos a realidade na ponta” disse.