sábado, junho 22, 2024
InícioMunicípioCésar do trânsito promove aulas como meio de diminuir em 50% os...

César do trânsito promove aulas como meio de diminuir em 50% os acidentes de trânsito na cidade, meta da OMS

Até 2030, a OMS – Organização Mundial do Saúde tem a meta de prevenir ao menos 50% das mortes e lesões no trânsito. Todos os dias, mais de 3,5 mil pessoas morrem vítimas de acidentes de trânsito no planeta. Por ano, são 1.35 milhão de mortos nesses episódios. Aqui no Brasil, em média mais de 30 mil pessoas perdem a vida em 365 dias.

Esse objetivo de evitar 50% das consequências dos acidentes nas vias foi traçado no projeto da OMS – Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030. A educação é a principal ferramenta para isso. Quem pensa que a Agência Municipal de Trânsito e Transporte(AMTT) de Valparaíso só serve para bronca e multa, está enganado. Depois que o superintendente César do Trânsito, assumiu o cargo, ele passou justamente a investir nesta meta da OMS de evitar acidentes a todo custo.

Para reduzir cada vez mais as colisões, atropelamentos, capotamentos e outros problema no trânsito de Valparaíso, César passou a promover cursos de formação e educação de crianças e jovens para serem motoristas conscientes.

Nas aulas, os pequenos aprendem sobre sinalização horizontal e vertical, importância dos dispositivos de segurança, como os cintos; da manutenção dos veículos; de respeitar os limites de velocidade. Também que é importante sinalizar antes de realizar uma ação; manter distância dos veículos da frente, entre outras ações. Tudo claro de forma lúdica e divertida para o aprendizado ser mais fácil.

Segundo a OMS, se os acidentes de trânsito não forem reduzidos em 50%, de 2021 até 2030, eles deverão provocar mais de 13 milhões de mortes e deixar 500 milhões de pessoas. De acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde, que são de 2021, naquele ano 33.813 pessoas tinham morrido em acidentes com veículos no Brasil. Esse número era 3,5% maior do que em 2020, quando o país teve 32.716 mortes.

Cristiano Henrique
Cristiano Henrique
Bonito,legal,inteligente e modesto.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Mais Populares

Comentários Recentes