A luta contra o mosquito da Dengue em Valparaíso não para. O prefeito da cidade Pábio Mossoró (MDB) montou uma equipe de operações contra o problema que se reúne periodicamente para traçar estratégias de combate à doença. Já ocorreram três reuniões do grupo. Ninguém ficou parado no carnaval, durante o feriado prolongado equipes da prefeitura estiveram na Vila Izabel, Etapa D, Jardim Ipanema e Morada Nobre limpando as ruas e tirando possíveis focos do Aedes Aegypti.
O trabalho de combate ao problema não é só no feriado. Todos os dias mais de 100 homens estão nas ruas retirando lixos, entulhos e tudo que possa servir para a reprodução do mosquito. Segundo o secretário de Infraestrutura, Marcus Vinicius, são retiradas toneladas diárias de lixos diariamente. “São mais de 100 homens, mais de 10 caminhões e 4 máquinas retirando todos os dias cerca de 500 toneladas de lixo” afirmou.
Uma tenda está montada no CAIS- Centro Atendimento Integral de Saúde para atender pessoas com sintomas da dengue. Segundo o secretário de Saúde de Valparaiso, Neomar Camelô, centenas de pessoas são atendidas diariamente no local. ” Nós estamos com uma tenda lá na frente do Cais e atendemos cerca de 270 a 300 pessoas todos os dias”, garantiu.
Apesar de todo o trabalho da prefeitura de combate ao Aedes Aegypti é necessário que cada um ajude para evitar que o mosquito se reproduza, por isso o prefeito Pábio faz um apelo a todos os valparaisenses: “Reforçarmos a importância de deixar nossos agentes de endemias entrarem em suas casas. Eles ajudam no combate e proliferação do mosquito. Com muito trabalho e cooperação de todos, vamos vencer essa batalha” assegurou.