Relembrar é viver! No período que Zé Antônio era vereador e presidente da Câmara de vereadores de Valparaíso, ele foi favorável ao aumento do IPTU- Imposto Predial Territorial Urbano. Só que agora, como candidato a prefeitura da cidade, ele se diz contrário e ainda que vai diminuir o imposto.
Zé está na política há mais de 12 anos. Foi coordenador do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, vereador, secretário de Desenvolvimento Social. A maior parte do tempo fez parte do grupo de Pábio Mossoró. No ano 2019, Zé era Presidente da Câmara Municipal, e foi favorável a reajuste do IPTU da cidade para ser aplicado em melhorias na cidade. Lembrando que tributo é previsto na Constituição Federal, para garantir a legalidade da documentação do imóvel e ajudar a custear despesas as áreas de saúde, educação, segurança pública, infraestrutura e limpeza urbana.
Aqui em Valparaíso, os moradores da cidade tiveram uma vantagem este ano que nenhum município de Goiás ofereceu. Quem pagou antecipado, conseguiu desconto de 40%, de acordo da Secretaria de Finanças, Valparaíso de Goiás . Esse foi o maior abatimento das regiões que fazem divisa com o DF. Mas o Zé preferiu omitir este dado em seu discurso de diminuição do valor do imposto, essencial para o funcionamento do município.
Importante relembrar que Lêda Borges enquanto prefeita solicitou a câmara o aumento de IPTU em quase 90%, segue trecho da entrevista ao Correio Braziliense:
“A prefeitura, autora da proposta, alega que desde 2002 o valores não são atualizados, mas a decisão final caberá aos vereadores, segundo a prefeita de Valparaíso, Lêda Borges, desde 2002 não é feita a atualização na tabela de valores venais do metro quadrado dos terrenos e das construções do município. Informação essa ratificada pelos vereadores. ;A arrecadação de receita é de responsabilidade da prefeitura. Seria uma irresponsabilidade administrativa não realizar esse tipo alteração. Vale dizer que, se a Câmara perceber que o projeto não fará bem à cidade, basta ela não aprovar, explicou. Esse é um projeto normal. Quem está levantando os números dessa maneira, deve estudar um pouco de matemática financeira, porque está fazendo errado, completou”
Mas a fala do político vem mudando desde o segundo semestre de 2023, depois das promessas da deputada federal, Lêda Borges (PSDB), para ele ser candidato a prefeito. Isso foi efetivado em agosto deste ano, quando ele e a vice da chapa, Lúcia Kopp, que já foi secretária de Educação no Governo Lêda Borges, entre 2009 e 2011, foram oficialmente anunciados candidatos a prefeitura. Será por que de tal mudança, leitor?