Se você mora em Valparaíso, provavelmente já viu um trio da coligação Valparaíso Merece Mais, do candidato a prefeitura Zé Antônio (PL) fazendo propaganda sozinho e falando fake news, o que é crime eleitoral. Segundo a lei, o trio só é permitido em carreatas, caminhadas e passeatas ou durante reuniões e comícios. Por isso, o grupo foi condenado pela justiça eleitoral a pagar R$ 5 mil.
O juiz eleitoral Leonardo Lopes dos Santos Bordini aceitou representação da Coligação Valparaíso Sempre em Frente do candidato, Marcus Vinícius (MDB) comunicando que a candidatos da coligação de Zé Antônio fazem propaganda eleitoral irregular, pois utilizam carros de som sem ocorrência de comício, passeata, caminhada ou carreata.
Inclusive, o Estado Notícia denunciou há alguns dias que o candidato a vereador de Valparaíso, Adriano Rodrigues (Republicanos) que faz parte da coligação de Zé Antônio foi flagrado nas ruas do Céu Azul, fazendo propaganda em um carro de som sozinho. Além de estar sozinho, o volume do som do veículo parecia bem mais alto que o permitido. A lei eleitoral diz que é necessário observar o limite de 80 decibéis de nível de pressão sonora, medido a 7 metros de distância do veículo.
Por causa da conduta de candidatos como Adriano Rodrigues, a coligação Valparaíso Merece Mais de Zé e Lêda recebeu notificação para que não façam propaganda eleitoral com carros de som, sem ser em carreata, passeata, caminha ou comício, pois irão pagar multa de R$ 5.000,00. O juiz Leonardo Lopes deu prazo de dois dias para a defesa de Zé se posicionar.
Caro leitor e eleitor, candidatos devem dar exemplo. lembre-se quem comete ilícitos do pequeno podem cometer do grande.