Deixe que outro o elogie, e não sua própria boca; alguém desconhecido, e não seus próprios lábios. Este ensinamento consta no livro da Bíblia, Provérbios capítulo 27, versículo 2. Mas muitos políticos não o seguem e gastam muito dinheiro para divulgação do seu trabalho. Este é o caso da deputada federal, Lêda Borges (PSDB) que de fevereiro a agosto deste ano, ela já destinou R$ 60.506 da verba de gabinete para divulgar seus feitos em redes sociais, jornais. Mas algumas vezes, esses veículos usam fake News e não contam a verdade.
Um dos funcionários que recebe mensalmente um valor de R$ 6 mil de Lêda responde a um processo na justiça por divulgação de informações falsas. Ele foi indiciado pela atual deputada estadual e vice-prefeita licenciada de Valparaíso, doutora Zeli por um texto que supostamente faltou com a verdade dos fatos.
A reportagem em questão, desse colaborador que trabalha com Lêda, induzia o leitor a acreditar que doutora Zeli estava sendo favorecida para reformar um prédio de sua propriedade, depois que se tornou vice-prefeita. Porém a verdade é completamente outra, o contrato com a prefeitura de Valparaíso tinha mais de 9 anos de duração e quando a política assumiu como vice-prefeita o contrato não foi renovado. Por isso, a governo local teve que reformar o imóvel para devolver para a dona.
Um jornal que Lêda paga com verba de gabinete para divulgar suas realizações como deputada federal já foi obrigado a dar um direito de reposta para o prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró. Em 2020, o veículo de comunicação atribuiu que as máscaras faciais entregues na campanha de reeleição do político teriam sido fabricadas por funcionários da prefeitura para serem usados na campanha. O gestor conseguiu comprovar que não era verdade.
Enquanto Lêda gasta um dinheiro difícil de conseguir trabalhando para que a elogiem e divulguem os seus feitos e também criticarem os adversários, outros políticos atuam e são elogiados de forma gratuita nas redes sociais e por vários veículos. Este é o caso do prefeito, Pábio Mossoró. É só abrir as redes sociais e ver os elogios dos moradores de Valparaíso.