É importante ensinar os jovens medidas de prevenção à corrupção, transparência, controle social e voluntariado para que sejam adultos honestos. Que tal ensinar essas práticas por meio de um game e ? É assim o projeto Estudantes de Atitude, da Secretaria de Educação de Goiás. Nesta quinta-feira, o prefeito eleito de Valparaíso, Marcus Vinícius (MDB) foi conhecer de perto uma turma do Centro de Ensino em Período Integral Marajó que participa do projeto.
O encontro foi bem animado. Marcus abraçou e ouviu os jovens sobre todo conhecimento que já obtiveram por meio do Estudantes de Atitude. Os alunos explicaram que o projeto é realizado em etapas. A primeira começou no início do ano com a formação de times, depois participaram de uma auditoria cívica, a seguir de tarefa especial e o por um último um desafio.
Marcus ficou impressionado com a capacidade do projeto do governador de Goiás, Ronaldo Caiado(União), em fazer os alunos a terem capacidade de analisar problemas e proporem soluções. Isso porque no projeto, durante a etapa da Auditoria Cívica, os estudantes têm o papel de identificar problemas na escola para sugerir soluções, nas quais possam participar ativamente da solução. Desta forma, a meta é que eles assumam o protagonismo cívico, contribuindo para o aprimoramento da gestão pública e melhoria dos serviços públicos de educação.
Nesta edição do projeto foi lançada uma pesquisa sobre Felicidade Interna Bruta (FIB), para descobrir o grau de felicidade da comunidade escolar, a partir dos indicadores da ONU- Organização das Nações Unidas. Um total 472 escolas enviaram o desafio na etapa regional e o projeto está na fase final. Serão premiadas, nas duas etapas, até 47 escolas, 05 coordenações regionais de ensino, 21 professores e grupo de estudantes das 2 primeiras escolas convencionais vencedoras (etapa estadual). A premiação total será de mais de R$ 1 milhão