A transição do atual governo de Valparaíso, de Pábio Mossoró (MDB) para o de Marcus Vinícius (MDB) já começou de forma responsável. Uma equipe técnica está acompanhando de perto o processo de passagem de bastão para evitar problemas, no início da gestão de Marcus em janeiro de 2025. Agora, o grupo está debruçado na prestação de contas. Eles analisam os contratos, despesas, ativos e passivos da prefeitura do município para a nova gestão começar com responsabilidade.
Além do processo de transição, Marcus está no momento de escolha das pessoas que vão compor o Secretariado e deseja fazer isso com cautela, porque pretende que os escolhidos trabalhem até o fim do seu governo. Mas o que já está quase certo é que o prefeito eleito vai criar a Secretaria de Segurança Pública de Valparaíso, que não existe ainda.
A ideia do novo governo é fazer uma reforma administrativa, para melhorar atendimento a algumas demandas da população. Entre as propostas está a reorganização da Secretaria da Mulher e da Secretaria de Ciência e Tecnologia. A meta é aprimorar áreas estratégicas para o desenvolvimento do município.
Outra medida analisada neste momento de transição de governo é a criação de uma agência reguladora municipal. A ideia de Marcus é aprimorar a fiscalização de serviços essenciais, como transporte e saneamento. Lembrando que no saneamento existem várias obras como no Setor de Chácaras Anhanguera. Nos 100 primeiros dias de governo, ele deve lançar uma licitação para aumentar a frota de ônibus. Pelo projeto, haverá 32 veículos novinhos em folha que vão andar em 15 linhas.