O medo da vitória quase certa do candidato Marcus Vinícius (MDB) para o cargo de prefeito, na eleição do próximo domingo, fez a oposição ao político fazer sua jogada mais baixa na disputa. O meio de comunicação rtvc, aliado a deputada federal, Lêda Borges (PSDB), que lançou Zé Antônio(PL) na disputa pela prefeitura, divulgou uma matéria com a fake news mais absurda sobre o prefeito Pábio Mossoró.
A publicação contêm um áudio feito por Inteligência Artificial, de péssima qualidade, com uma voz parecida com a de Pábio dizendo que a governo municipal daria todo suporte jurídico, técnico e financeiro para os candidatos do grupo do prefeito serem eleitos. A verdade é que todo o dinheiro da coligação Juntos por Valparaíso”, formada pelo MDB, União Brasil, PDT, Podemos, PRTB, PSD, Progressistas, DC, Avante e Agir vem do fundo partidário, definido por lei.
Esta não é primeira mentira do grupo comandado por Lêda e Zé Antônio, nos últimos dias, contra Pábio e Marcus, outras fake news foram desmascaradas e punidas pela justiça. Uma delas foi a história que Marcus Vinícius teria sido condenado por crime eleitoral. A verdade comprovada pelo juiz, Leonardo Bordini na semana passada é que houve uma Investigação Judicial Eleitoral e que em recurso ao Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, o candidato foi absolvido.
O texto escrito pelo blogueiro Carlos Guglielmeli, pago com verba do gabinete de Lêda Borges não continha a verdade dos fatos. Por isso, ele e o jornal Opinião do Entorno foram condenados por divulgação de informação falsa a tirar matéria do ar. Também a multa de R$ 10 mil. Dias antes, o mesmo jornalista já havia sido condenado pela justiça eleitoral em R$ 5 mil por divulgar fake news também a respeito de Marcus.
Em comunicado oficial, Marcus, Pábio e a coligação Juntos por Valparaíso sentem-se tristes com o nível que a campanha chegou e pretendem mais uma vez tomar providências na justiça para que mentiras não enganem o eleitorado da cidade, porque eles conhecem a verdade e a verdade vós libertará (João 8:32).