sábado, março 2, 2024
https://estadonoticia.com.br/wp-content/uploads/2023/11/BANNER-SITE-ATENDE-VAL-728x90PX.gif
Google search engine
InícioMunicípioPábio Mossoró e Marcus Vinicius combatem a dengue em Valparaíso 

Pábio Mossoró e Marcus Vinicius combatem a dengue em Valparaíso 

Febre acima de 38º C, dores de cabeça, no corpo, articulações e atrás dos olhos somados a fraqueza e manchas vermelhas na pele foram alguns dos sintomas que mais de 56 mil de brasileiros que tiveram dengue este ano sentiram. Pelo menos, seis pessoas apresentaram evolução dos sintomas e morreram por causa da doença. Os dados são do Ministério da Saúde. Em Valparaíso, 652 pessoas foram contaminadas e nenhuma morte foi confirmada. 

Para evitar que o problema piore, a gestão do prefeito, Pábio Mossoró (MDB) começou na última sexta-feira (26) um mutirão permanente para conscientizar e assim evitar e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, que são responsáveis pela transmissão da dengue. Também do Zika vírus e da Chikungunya. O trabalho começou pela primeira etapa do Jardim Céu Azul e não tem prazo para terminar, segundo a prefeitura.   

Mas para vencer a guerra contra o mosquito Aedes aegypti, que provoca a dengue, é fundamental que todo mundo lute. Não adianta o governo ir à sua casa, conscientizar e você não fazer nada. É do senso comum que é necessário não deixar água parada para evitar a doença. Mas ninguém lembra de lugares como o vaso sanitário, filtro e geladeira, que podem ser focos do mosquito. 

Por exemplo é importante deixar a tampa do vaso sanitário da sua casa sempre fechada, porque ela pode ser um criadouro do Aedes aegypti. Em banheiros pouco usados, é importante dar descarga pelo menos uma vez por semana. Outro local que pode ser fonte de dengue é o suporte do garrafão de água mineral, então lave-o bem quando for trocar o líquido. Aquela bandeja que fica na parte externa das geladeiras que acumula água, deve ser sempre esvaziada, limpa e lavada com água e sabão.  

Além desses itens que todo mundo tem em casa e deve cuidar para evitar a dengue é importante não juntar objetos que possam acumular água como tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável e outros. Já garrafas vazias devem ser guardadas de cabeça para baixo. Pneus velhos devem ser entregues ao serviço de limpeza urbana, caso precise mantê-los, guarde em local coberto. 

Cristiano Henrique
Cristiano Henrique
Bonito,legal,inteligente e modesto.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Mais Populares

Comentários Recentes