Quando se aprende educação financeira desde a infância, as chances da pessoa ter uma vida econômica mais equilibrada são maiores. Em Valparaíso, escolas ensinam educação financeira a alunos do 1 ao 9 ano do Ensino Fundamental por meio do programa Aprender Valor, do Banco Central.
O trabalho do município na área, vem sendo reconhecido, tanto que nesta quarta-feira a secretária de Educação de Valparaíso, Rudilene Nobre recebeu no Banco Central em Brasília um prêmio pela atuação de destaque da escola Municipal Arminda Mattos, entre centenas de escolas do pais, na execução do programa. Além de Rudilene Nobre, receberam o reconhecimento do trabalho da escola, à gestora do colégio Arminda Mattos, Michele Custódio e o coordenador Municipal do Programa Aprender Valor Jean Lima.
Para turmas do 1º ao 4º ano, os projetos de educacao financeira do Aprender Valor estão integrados às disciplinas Língua Portuguesa e Matemática. Já para os maiorzinhos, a partir do 5º ano, as atividades compõem às disciplinas Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Humanas. De forma didática, lúdica e adequada a cada idade, o programa ensina como planejar, poupar e obter crédito e usá-lo.
Em 2020, o Aprender Valor começou como projeto piloto em seis estados e em menos de 500 escolas convidadas. Atualmente, participam do programa quase 23 mil escolas, distribuídas em mais de 3 mil municípios de todos os estados, mais o Distrito Federal. São escolas públicas rurais, urbanas, indígenas e quilombolas.