Em Valparaíso, todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental sabem ler e escrever bem. E as do 3º, 4º e 5º anos que tiveram a aprendizagem afetada pela pandemia conseguiram recuperar o conteúdo. Isso porque a Secretaria de Educação do município obteve nota 100 e conquistou de forma preliminar, o selo de ouro para os empenhos no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O que mostra a excelência da gestão de Pábio Mossoró na educação. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação no último dia 22 de novembro.
Mas a iniciativa do Compromisso é do governo federal em parceria com as pastas de estados e municípios. Na prática, o selo conquistado por Valparaíso é o reconhecimento que a cidade está empenhada em alfabetizar e ensinar da melhor forma possível as crianças matriculadas nos primeiros anos do ensino fundamental.
Esta é a primeira edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, que obteve uma participação quase maciça de estados e municípios. Participaram os 26 estados, o Distrito Federal e 4.578 municípios brasileiros, o que representa 82% do total de 5.570 de cidades de todo o país.
Na última segunda-feira e nesta terça-feira, 25 e 26 de novembro, os estados e as cidades que não concordaram com o selo recebido podem interpor pedidos de reanálise do resultado. As solicitações serão analisadas entre 27 de novembro e 2 de dezembro. O resultado final será divulgado no dia 5 de dezembro.
A principal meta do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental. Também assegurar a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público, o que Valparaíso conseguiu com excelência, graças a gestão de Pábio Mossoró.