terça-feira, maio 21, 2024
InícioMunicípioTião da Padaria apresenta indicação ao executivo e busca emendas para criação...

Tião da Padaria apresenta indicação ao executivo e busca emendas para criação de castramóvel em Valparaíso 

Quem é do povo sabe o quanto o bem-estar de animais de estimação é importante para seus tutores. Como Tião da Padaria é o vereador do povo, ele indicou ao executivo a necessidade da criação de um castramóvel em Valparaíso e a gestão de Pábio Mossoró entendeu a necessidade. A ideia do parlamentar ajudará a evitar a superpopulação de cães e gatos pela cidade, o abandono desses animais e doenças tanto para eles e seus donos.  A proposta já está em tramitação da Câmara de Vereadores do município.  

Na ocasião em que foi apresentado o projeto de lei sobre o assunto, no dia 15 deste mês, ele justificou que o veículo vai atender os mais carentes. “Faz-se necessária uma unidade móvel de castração para fazer o controle populacional de forma eficiente de cães e gatos neste município. O veículo móvel seria de forma itinerante, que vai circular nas comunidades mais carentes com mesa cirúrgica, materiais cirúrgicos que se fizerem indispensáveis para a castração de animais”, esclareceu. Além do pedido a gestão, o vereador Tião da Padaria está buscando emendas com parlamentares para que o castramóvel saia do papel o mais rápido possível  

Tião e a gestão de Pábio Mossoró sabem que a castração além de um gesto de amor e cuidado dos tutores com seus pets, também evita o abandono e sofrimento de animais nas ruas que não têm donos e lares. Para você ter uma ideia, leitor, o problema de abandono de cães e gatos preocupa, entre 2018 e 2020, essa condição mais que dobrou aqui No Brasil, segundo pesquisa realizada a cada dois anos pelo Instituto Pet Brasil (IPB). Em 2018, o número de animais sem lar era de 3,9 milhões no país. Já em 2020, saltou para 8,8 milhões – um crescimento de 126%. 

A meta de Tião e da gestão de Pábio com o castramóvel é também evitar doenças para nossos amados pets e para nós humanos. Isso porque a cirurgia de castração diminui as chances de cães desenvolveram câncer de útero, próstata e infecção urinária grave. Já para os humanos, evita que muitos animais nas ruas possam ser transmissores doenças antigas como a raiva e novas. Segundo Organização Mundial da Saúde, 75% das novas enfermidades que afetaram a saúde humana na última década, foram causadas por patógenos de origem animal. Como exemplo, podemos citar a Covid-19, que pode ter surgido dos vírus do morcego. 

Cristiano Henrique
Cristiano Henrique
Bonito,legal,inteligente e modesto.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Mais Populares

Comentários Recentes