Pela primeira vez, em Valparaíso e em todo o Brasil na próxima quarta-feira (20), será feriado no Dia Nacional da Consciência Negra. A data marca a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares Até 2023, o dia era reconhecido como feriado em seis estados e aproximadamente 1,2 mil cidades. Ou seja: a folga dependia de lei municipal ou estadual.
Mas no ano passado, uma lei nacional foi sancionada pelo governo federal, o que tornou o dia 20 de novembro, feriado nacional. Porém todos os órgãos públicos essenciais deverão estabelecer escalas de serviços, a fim de preservar o interesse público, como saúde, segurança, policiamento, comércio, funerárias e outros.
Uma boa notícia é que quem for escalado para trabalhar na data da Consciência Negra tem direitos assegurados, como a remuneração em dobro ou um dia de folga para compensar. Também poderá negociar com seu empregador que as horas trabalhadas sejam lançadas em banco de horas, segundo o acordo individual ou coletivo, e que o funcionamento de comercio em Valparaíso em véspera de feriado e permitido até as 02 da manhã.
Em 20 de novembro de 1695, Zumbi, um dos líderes do maior quilombo que já existiu no Brasil: o Quilombo dos Palmares morreu. Ele é um dos maiores símbolos de resistência e luta dos africanos contra sua escravização durante o Brasil colonial. O quilombo estava localizado na Serra da Barriga, em Alagoas. Além de Zumbi, o local contava também com lideranças femininas, como Dandara, sua companheira.