O candidato da Coligação Valparaíso Merece Mais, Zé Antônio (PL), que tem a ex-prefeita e atual deputada federal, Lêda Borges (PSDB) como cabeça, ao que tudo indica é realmente uma melancia. Vamos explicar. Ele diz ser bolsonarista, por ter se filiado ao partido do ex-presidente há pouco tempo atrás. Mas já foi do PSOL – uma das principais legendas de esquerda e prega entre sues princípios básicos a construção de uma sociedade socialista que assegure a liberdade de expressão política, cultural, artística, racial, sexual e religiosa.
Consta no site da justiça eleitoral que Zé Antônio foi candidato ao cargo de deputado federal por Goiás pelo PSOL. Na ocasião seu número era 5012 e ele não foi eleito. Se não fosse estrategista e tivesse mudado de partido para tentar vencer as eleições deste ano, usando o PL e o Bolsonaro. Zé seria colega dos deputados federais do PSOL por São Paulo, Guilherme Boulos, Erika Hilton.
Boulos se licenciou do cargo de parlamentar federal para concorrer a prefeitura de São Paulo. O político se diz professor, mas foi líder do MTST- Movimento dos Trabalhadores Sem Teto por cerca de 20 anos. Um dos episódios mais emblemáticos que se envolveu como liderança do grupo foi um protesto em que a fachada da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) foi depredada.
Já Erika Hilton que é assumidamente travesti, morou nas ruas e se prostituiu para sobreviver. Seus primeiros passos na política começaram em 2015, após uma disputa com uma empresa de ônibus para usar seu nome social na passagem. Após petições on-line, Hilton acabou conseguindo o que queria. Então, foi convidada a se filiar ao PSOL e em 2016 se candidatou a vereadora pelo município de Itu, mas não venceu.
Voltando ao Zé Antônio, ele diz que Bolsonaro apoia sua candidatura ao cargo de prefeito, pelo simples fato, de fazerem parte do mesmo partido. Só que o ex-presidente e sua mulher, Michele Bolsonaro já declararam publicamente que apoiam outra candidata ao cargo. Todo cuidado é pouco com o melancia. Ele quer parecer ser verde por fora, mas, na verdade, seu coração é vermelho.